Trivela

Fred é o atual camisa 9 do Brasil

Brasil

Tema da semana: A busca pelo camisa 9 da Seleção

Por:

24 de fevereiro de 2014 às 15:25

COMPARTILHE 20 5

Luiz Felipe Scolari fechou sua última convocação antes da escolha definitiva dos 23 jogadores brasileiros na Copa do Mundo. E a maior interrogação da Seleção às vésperas do Mundial persiste: quais serão os centroavantes da equipe? Fred e Jô foram os eleitos nesta penúltima lista, como já vinham sendo ao longo dos últimos meses. Ainda assim, a desconfiança persiste – tanto sobre o histórico de contusões de Fred, quanto sobre a confiabilidade de Jô.

O problema é que as alternativas apresentadas também estão longe da unanimidade. Leandro Damião? O caminhão de gols era só uma fase passageira. Alexandre Pato? Uma promessa que ainda não se cumpriu. Walter? O excesso de peso atrapalha. Alan Kardec? Nunca se provou em alto nível. Luís Fabiano? A sequência recente não ajuda. Tem gente até fazendo promessa para que Adriano engrene logo de cara no Atlético Paranaense. E também praguejando porque Diego Costa foi preterido e preferiu se naturalizar espanhol.

O especial da semana visa exatamente se debruçar sobre o tema, a busca de um centroavante para a seleção brasileira. Tentar entender as suas causas, desde a formação nas categorias de base ao próprio retrospecto recente da equipe nacional. E também as consequências, sobre a forma como o Brasil e as outras seleções favoritas ao Mundial se organizam em campo com uma peça tão fundamental. Serão cinco partes, uma a cada dia da semana. Confira:

Segunda-feira: Estamos mal acostumados?

Careca, Romário, Ronaldo. A seleção brasileira teve uma sequência magnífica de centroavantes durante as últimas três décadas. O nível de exigência faz com que o problema se torne maior do que ele realmente é?

Terça-feira: O que aconteceu com nossos garotos?

As seleções de base não deixaram de formar centroavantes nos últimos anos. E os resultados da equipe não foram ruins, com ótimas campanhas entre os juvenis e os juniores. Onde foram parar esses jovens? Algum deles chegou à seleção principal?

Quarta-feira: As dificuldades na formação de um centroavante

A falta de um centroavante inquestionável não pode ser apenas um problema de safra. Também é uma questão diretamente ligada ao trabalho de formação nas categorias de base. Por que há essa escassez? Existe alguma falha no trabalho de formação?

Quinta-feira: O problema do Brasil não é tão compartilhado assim

A falta de um centroavante não é uma questão que aflige tantas seleções que vão à Copa do Mundo – e mesmo algumas que ficaram de fora. Quem são esses caras? Como as suas equipes aproveitam esse potencial ofensivo? Quanto eles podem ser decisivos no Mundial?

Sexta-feira: Talvez não precisemos tanto assim de um centroavante

Felipão já deixou claro que quer seu homem de área na Copa do Mundo. Mas será que é tão fundamental assim para montar uma grande equipe? Mano Menezes tentou fazer isso em sua passagem pela seleção. Ainda dá para ser uma alternativa? Robinho é uma opção?

Trivela

VOLTAR AO TOPO